LETRAMENTO DIGITAL

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gabarito semana - 15 à 18 de maio, 2012.

Pág. 37
1) As razões que levam o "eu lírico" a acreditar que encontrou o par perfeito.
2) d
3) b
4) O "eu lírico", além de gostar da pessoa amada, gosta de tudo o que a cerca. Isso pode ser comprovado pelos seguintes trechos: "O som que eu ouço são as gírias do seu vocabulário" / "Estranho é gostar tanto do seu all star azul".
5) Sim. Isso pode ser comprovado pelos seguintes trechos: "Seu all star azul combina com o meu preto de cano alto" / "o tom que eu canto as minhas músicas para a tua voz parece exato."
6) O "eu lírico" compara uma das maiores conquistas humanas à conquista do endereço da pessoa amada.
7) As múltiplas leituras que podem ser feitas do título contribuem para consrtuir a riqueza da letra de Nando Reis. O título pode sugerir: que tanto o "eu lírico" quanto a pessoa amada pertecem à mesma tribo: a tribo do rock, já que a marca do tênis All Star está diretamente ligada ao mundo rock'n roll; que, pela sua tradução, a pessoa a quem o "eu lírico" se dirige é a estrela que, sozinha, compõe a noite do "eu lírico"; que a pessoa a quem o "eu lírico" se refere é tão esplendorora que se parece com uma estrela de cinema (toda estrela).
8) a
9) "Estranho é pensar que o bairro das Laranjeiras / satisfeito sorri quando chego ali e entro no elevador".

Pág. 38 - Polissemia
Resp: No contexto da música, o termo "velho" não significa que o "eu lírico" seja idoso. O emprego do vocábulo "velho" tem a intenção de expressar a sensação que o "eu lírico" tem de já conhecer há muito tempo a pessoa a quem ele se dirige na canção.

Pág. 39
1) Quando o autor da música emprega a palavra "Colombo", ele está ciente de que esta palavra poderá remeter o leitor a uma série de outras palavras como: América, descobridor, aventureiro, desafio, história etc. Todas essas palavras podem ser associadas para promover a construção de sentido de texto.
2) a) boca, batom, beijo etc.
    b) tênis, cinema, fama, esporte etc.
    c) flor, abelha, romantismo, mistério etc
    d) noite, balada, romantismo, mistério etc
    e) música, instrumento musical, coral etc.

Pág. 40
Alternativa (C)

Pág. 42
1) O tema do texto é o estudo de uma base química capaz de inferir nos relacionamentos amorosos.
2) O texto foi escrito pela jornalista Maggie Fox.
3) b
4) d
5) A oxitocina aumenta a confiança e faz as pessoas criarem laços afetivos.
6) Ao fazer essa afirmação, Larry Young tenta relativizar o maior medo provocado por sua pesquisa: a artificialização do amor. Quando Larry diz que o amor é insanidade, ele tenta convencer o leitor de que qualquer forma - artificial ou não - é insana. Logo, suas pesquisas não mudariam em nada o curso dos fatos.
7) Resposta Pessoal

Pág. 43
a) Havia apenas um livro na mesa. / Havia vários livros, mas sabe-se qual deles sumiu
b) Hávia vários livros na mesa e um deles sumiu, mas não se sabe exatamente qual.
c) Juliana pagou todas as contas.
d) Juliana pagou algumas contas, outras não.

Pág. 44 e 45
1) a) Ela quer saber o que é esse sentimento chamado amor, tão cantado em verso e prosa por poetas e artistas de todos os tempo.
    b) Hamlet, muito dedicado aos estudos, entendeu que Hérnia queria saber a classificação do substantivo "amor".
    c) No primeiro quadrinho, Hérnia está curvada emd ireção a Hamlet, demostrando real interesse no que ele tem a dizer. Já no segundo, quando ele fala que amor é um substantivo, ela se afasta, espantada com a resposta. No terceiro quadrinho, ela recua ainda mais, conotando certo assombro.
    d) Mesmo surpresa com a resposta, Hérnia se mostra maravilhada com o conhecimento de Hamlet (isso a atrai). Ela imaginou que ele usou seus conhecimentos para seduzi-la ou surpreendê-la. É possível notar que, no último quadrinho, ela, mensamente, volta a inclinar-se em direção a Hamlet, apaixonada. Isso afasta a hipótese de que ela esteja sendo irônica, quando afirma: "Você é tão romântico". Afinal, ele tem bastante conhecimento sobre o substantivo amor.
2) a) pátria, futebol...
    b) novela, entretenimento...
    c) namoro, amizade...
    d) mãe, amigo....
    e) pomba, branco...
    f) compras, dinheiro...
    g) preguiça, almoço...
    h) prova, amigos...
3) Resposta Pessoal

Pág. 46
a) Miguel foi à festa com muita elegância.
b) O quadro que ela me mostrou era de grande feiura.
c) Camila tem mostrado muita capacidade.
d) As pessoas felizes são capazes de transformar seus sonhos em realidade.
e) Tomei um remédio para promover o alívio da minha dor de cabeça.
f) Convidei a minha amiga para a comemoração do meu aniversário.
g) Vou pedir o cancelamento do meu plano de celular.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons